Página inicial > Saúde e Bem-Estar > Programas de Promoção da Saúde > Bate Coração > Insuficiência Cardíaca

Programas de Promoção da Saúde

Bate Coração

Doenças Crônicas

Material para download

Material para download Insuficiência Cardíaca

Insuficiência Cardíaca

O coração funciona como uma bomba que se contrai e relaxa, e faz com que o sangue circule por todo o corpo, levando oxigênio e nutrientes aos demais órgãos e tecidos. Quando o coração não consegue desempenhar seu papel e enviar adiante todo sangue que recebe, origina-se a insuficiência cardíaca. Nesse caso, o sangue não consegue circular no organismo e há um acúmulo dentro dos vasos sanguíneos, pulmões e em outras partes do organismo.

Existem dois tipos de insuficiência cardíaca:

• Insuficiência cardíaca aguda: acontecimento súbito que impede o coração de desempenhar sua função de maneira eficaz. Exemplos: infarto e arritmia severa.
  • Insuficiência cardíaca crônica: pode aparecer de forma aguda, porém, o mais comum é se desenvolver de maneira crônica, ou seja, com o passar dos anos. Muitas vezes é decorrente de outras doenças.