Página inicial > Saúde e Bem-Estar > Programas de Promoção da Saúde > Bate Coração > Insuficiência Renal

Programas de Promoção da Saúde

Bate Coração

Doenças Crônicas

Material para download

Material para download Insuficiência Renal

Insuficiência Renal

Os rins têm como principal função filtrar o sangue e remover os resíduos tóxicos produzidos pelo organismo. Caso os rins não funcionem corretamente ou parem de funcionar, as impurezas se acumulam e a pessoa fica intoxicada pela ureia, uma substância nociva ao organismo.

Existem dois tipos de insuficiência renal:

• Insuficiência renal aguda: quando há uma parada súbita ou temporária da função renal. Na maioria dos casos, é um quadro reversível, ou seja, os rins podem voltar a funcionar.
  • Insuficiência renal crônica: neste caso, há uma perda irreversível da função renal e os rins não voltam a funcionar. Muitas doenças renais progridem e se agravam, dando origem a este tipo de insuficiência.