Página inicial > Notícias > Aedes Aegypti: mantenha esse bicho papão bem longe da sua casa

Fique por dentro.

Aedes Aegypti: mantenha esse bicho papão bem longe da sua casa

Publicado em 31/01/2019

Em época de chuva e calor, o acúmulo de água parada e a proliferação do Aedes Aegypti aumentam muito e, consequentemente, os casos de Dengue, Zika e Chikungunya.

A ação mais eficaz é o combate ao mosquito. E mesmo que você já tenha sido infectado, não está imune: o vírus sofre mutações e, quanto mais variações existem, maior a possibilidade de infecção.

Fique ligado nas dicas: limpe pneus, mantenha garrafas vazias de cabeça para baixo e guarde-os em locais cobertos; retire os pratinhos dos vasos de plantas ou cubra-os com areia, limpe calhas, tampe lixeiras e a caixa d’água adequadamente, além de ficar de olho e não deixar água acumulada em nenhum objeto ou local que possa se tornar um criadouro.

Agora que você já sabe como se prevenir, fique atento aos sintomas das doenças e suas complicações:

DENGUE
Pode causar febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e náuseas. Já a forma hemorrágica (sinalizada por manchas vermelhas na pele, sangramentos no nariz ou gengivas, dor abdominal intensa e vômitos persistentes) é mais grave e pode levar à morte.

ZIKA
Podendo causar febre baixa, manchas pelo corpo, coceira, vermelhidão nos olhos, dor nas articulações, mal-estar e dor de cabeça, a sua complicação mais grave é a microcefalia, distúrbio neurológico em que o cérebro da criança não se desenvolve completamente e a cabeça tem tamanho menor que o normal. Logo, grávidas devem ficar atentas a esses cuidados e se protegerem também com o uso de repelentes, para que seus bebês não sejam afetados.

CHIKUNGUNYA
A Chikungunya é mais uma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e pode causar febre acima de 38,5 graus de início súbito, fortes dores articulares nos pés e nas mãos, dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele.

Em caso de suspeita de alguma dessas doenças, procure um dos Núcleos de Saúde e Bem-Estar da Fundação Fiat (Belo Horizonte, Betim e Contagem) ou agende uma consulta pela Agenda Fácil, disponível aqui ou aplicativo da Fundação Fiat, ou Disque Saúde (31) 3304-3900