Página inicial > Notícias > Se ele parar, você para! Prevenção e cuidados com a hipertensão arterial

Fique por dentro.

Se ele parar, você para! Prevenção e cuidados com a hipertensão arterial

Publicado em 25/04/2019

Sexta-feira (26/04), é o Dia Nacional de Prevenção e Controle à Hipertensão Arterial. Essa doença, também conhecida como pressão alta, pode acometer crianças, adultos, homens e mulheres e caracteriza-se por uma pressão arterial com valores acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg), quando a pessoa está em repouso. No entanto, alguns hábitos podem ajudar você a se prevenir e cuidar. Confira:

ATENÇÃO AO HISTÓRICO FAMILIAR
Fique atento ao seu histórico familiar, pois esse é um fator de risco para hipertensão. Consulte o médico regularmente.

DIGA NÃO AO SEDENTARISMO
O sedentarismo é outro fator de risco. Pratique atividades físicas sempre que possível. Uma caminhada leve já é um bom ponto de partida.

EVITE O CIGARRO E BEBIDAS ALCOÓLICAS
Entre outros danos ao organismo, um dos efeitos do cigarro é dificultar a circulação do sangue nas artérias. Também evite o consumo de bebida alcoólica, pois o álcool eleva a pressão arterial.

CONSUMA SAL COM MODERAÇÃO
Que tal produzir temperos caseiros à base de ervas, como alecrim, manjericão, salsa? Evite também os alimentos processados que, em geral, contêm mais sal.

MANTENHA O EQUILÍBRIO
Saiba que o estresse pode aumentar a pressão arterial. Por isso, cuide de sua saúde mental com atividades de lazer e entretenimento, por exemplo.

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA
A obesidade se relaciona com a hipertensão por aumentar os níveis de insulina no sangue e a retenção de sódio pelos rins. Por isso, adote uma dieta equilibrada com frutas, legumes e rica dos nutrientes que seu corpo precisa.

BEBA ÁGUA
Manter uma boa ingestão de líquidos traz benefícios para o equilíbrio do organismo. Colocar o link para o post sobre a água.

ADOTE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
Se você já tem hipertensão, não pense que apenas tomar os remédios irá resolver a situação. Pratique as dicas acima para promover um estilo de vida saudável.

Caso note alguns sintomas como dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal, que ocorrem geralmente quando a pressão sobe muito, procure um médico imediatamente (encontre um profissional na Rede Credenciada clicando aqui).
___________________________

A Fundação Fiat oferece o Programa Bate Coração que busca identificar, tratar e controlar possíveis doenças crônicas, como a hipertensão arterial. Saiba mais aqui.

Além disso, com o Benefício Farmácia você paga apenas 50% do valor de medicamentos cobertos nas farmácias conveniadas. Confira as regras aqui.